Notícia

29 de maio de 2015

Sedam faz busca ativa de produtor rural na 4ª Rondônia Rural Show


Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) estão realizando uma busca ativa junto aos produtores rurais durante a 4ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, até amanhã (30). O objetivo é conscientizá-los sobre a importância deles procederam à realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das respectivas propriedades.

Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) estão realizando uma busca ativa junto aos produtores rurais durante a 4ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, até amanhã (30). O objetivo é conscientizá-los sobre a importância deles procederam à realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das respectivas propriedades.CAR_29-05_ALINE GOTTARDI E JAIR GOMES DE OLIVEIRA_FOTO_PAULO SÉRGIO

A Sedam mantêm equipes prontas para o atendimento ao produtor em estande localizado no pavilhão das Instituições, dentro do Hermínio Victorelli. Toda propriedade rural brasileira precisa ser documentada com o CAR. As que têm até 240 hectares, técnicos da Sedam e da Emater fazem o documento gratuitamente para o produtor. Acima deste tamanho o CAR deve ser feita em escritório especializado particular.

A meta do governo do estado é de que 180 mil propriedades sejam cadastradas ambientalmente até maio de 2016, quando encerra o prazo que foi ampliado recentemente pelo governo. Até abril deste ano 65 mil propriedades em Rondônia já foram documentadas com o CAR, segundo dados da Sedam.

Com o documento em mãos, o produtor rural fica com a propriedade legalizada e tem acesso a linhas de créditos e financiamentos. O piscicultor Jair Gomes de Oliveira, de Nova União, não teve acesso a esse benefício do financiamento bancário porque o CAR da propriedade dele não está finalizado.

“Queria comprar um caminhão, mas não vai ser dessa vez aqui na Rondônia Rural Show”, disse ele, que recorreu a um amigo para preencher o CAR do sítio dele, onde produz 30 toneladas/ano de Tambaquis e Pintados em oito tanques.

Situações como a do piscicultor de Nova União são relatadas com freqüência no estande da Sedam. “Todos os dias uns 30 produtores nos procuram para buscar esclarecimentos sobre pendências no CAR como a do senhor Jair. Muitos produtores recorrem a amigos para fazer o CAR, mas nem sempre o documento é finalizado, o que ocasiona impedimento na conclusão”, explica a técnica da Sedam Aline Gottardi, integrante da equipe na busca ativa durante a Rondônia Rural Show.


Compartilhe