Notícia

30 de abril de 2014

Rondônia Rural Show é lançada oficialmente em Porto Velho


IMG_9620-webMais de 200 pessoas entre autoridades políticas, empresários, expositores e público em geral estiveram, na noite de ontem (29), no Rondon Palace Hotel, para a solenidade oficial de lançamento da 3.ª Feira de Tecnologia e Oportunidade de Negócios Agropecuários – Rondônia Rural Show. O evento contou com a presença do governador Confúcio Moura que destacou a importância do evento para o crescimento econômico do estado. A expectativa é que a feira, este ano, ultrapasse os 300 milhões de reais em negócios.

A solenidade de abertura da 3.ª Rondônia Rural Show em Porto Velho deu início à contagem regressiva para aquela que já desponta como a maior vitrine tecnológica e de produção da região norte. Segundo divulgado no local, os produtores rurais são responsáveis por 22.1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e Rondônia se destaca exportando 20% da carne para o mundo.

A Rondônia Rural Show promete muitas novidades para esta 3.ª edição. No layout apresentado pelo coordenador geral do evento, Fernando Batistão, a atual estrutura conta com 46 stands no Pavilhão das Entidades. 44, no Pavilhão das Agroindústrias e, este ano, foi reservado um pavilhão especial para abrigar o artesanato.

A alimentação no local será de responsabilidade da Associação de Pais e Amigos dos Ex

cepcionais de Ji-Paraná e terá por base os produtos da agricultura familiar. As refeições serão de boa qualidade e comercializadas a custo acessível.

Máquinas e EquipamentosDSC_7825

No setor de tecnologia muita novidade está chegando com o intuito de elevar a produção e produtividade dos produtores rurais. Esse setor foi dividido em 21 lotes para abrigar máquinas agrícolas, maquinários da construção civil e colheitadeiras de café. Caminhões, motos e automóveis também estarão disponíveis para quem visitar a Feira.

A comercialização de todos esses produtos contará com o apoio para elaboração de projetos para financiamento junto às instituições financeiras. A Emater estará presente com sua equipe para elaborar e orientar os empreendedores na aquisição das diversas linhas de crédito que estarão disponíveis.

Atrações agropecuárias
Além de fazer grandes negócios os produtores rurais terão a oportunidade de aprender mais com as palestras que serão oferecidas durante os quatro dias de evento. Dentre as atrações destaca-se a vitrine de carnes e cortes especiais e degustação de pratos regionais

Outra atração muito esperada pelo público será o passeio na roça, onde todos terão a oportunidade de visitar a Vitrine Tecnológica. Para esse espaço, foi reservada uma área de 1,5 hectare dividido em 18 talhões. Em cada talhão foi realizado um trabalho que vai desde o preparo da terra até o plantio de culturas perenes, anuais, essências florestais, cultivos consorciados, entre outros.

Facilidade e subsidio para o agricultor
O governador Confúcio Moura, em seu pronunciamento, lembrou de como tudo começou, em 2012, com a visita do então ministro Afonso Florense que se encantou com a capacidade produtiva do estado. Naquele ano o governador deu os primeiros passos de incentivo á produção e lançou, com aprovação dos deputados estaduais, o Fundo Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf). Através do Fedaf o agricultor familiar que fizer um financiamento no valor de até 50 mil reais nas linhas de crédito do Pronaf terá os juros subsidiados.

Outra facilidade anunciada pelo governador Confúcio Moura será a distribuição de cartões como o CNA Card e o de crédito, onde o agricultor não mais dependerá do governo para lhe entregar a semente. “O agricultor não precisa mais esperar que a Emater entregue o saco de semente de feijão. Ele poderá sacar o dinheiro diretamente no caixa do banco e comprar a sua semente”, disse o governador.

IMG_9549-web

Entusiasmado o secrtaetário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, falou das expectivas da 3.ª Rondônia Rural Show. Segundo ele, mais de 300 bandeiras estarão representadas nos mais de 100 stands distribuídos pelo Parque de Exposição Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná. O secretário disse ainda, que além da oportunidade de conhecer novas tecnologias, serem capacitados e obterem novas experiências, os agricultores terão a oportunidade de receber o seu Cadastro Ambienta Rural (CAR), que é o registro público eletrônico, de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais.

A 3.ª Rondônia Rural Show será realizada no período de 21 a 24 de maio e a expectativa é que o evento superará o sucesso das edições passadas.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Marcos Freire
EMATER-RO/SEAGRI

IMG_9496-web

IMG_9613-web

 


Compartilhe