Notícia

24 de maio de 2016

Embaixadores desembarcam em Porto Velho rumo a Rondônia Rural Show


As autoridades estrangeiras são recebidas no Palácio Rio Madeira

As autoridades estrangeiras são recebidas no Palácio Rio Madeira

Recebidos no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, na manhã desta terça-feira (24), por autoridades da Casa Militar e da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), embaixadores e autoridades estrangeiras lideradas pela ministra do Comércio Exterior do Zimbabwe, Netai Loice Magade, estão em Rondônia para participarem da 5ª Rondônia Rural Show, que começa nesta quarta-feira (25) em Ji-Paraná.

O grupo é formado pelos embaixadores da Polônia, Andrzes Braiter, e sua esposa Catarzina Braiter, do Haiti, Madsen Chérubin, e esposa Daphcar Chérubin, pelos conselheiros diplomáticos da Costa do Marfim, Allou Yau Lambert e Kanadio Pascal, e pela ministra do Comércio Exterior do Zimbabwe, que pretende estreitar ainda mais as relações com o Governo Brasileiro e com a o Estado de Rondônia, na expectativa de formar parceiras importantes para o desenvolvimento da agricultura em seu País.

As autoridades da Costa do Marfim, muito afinadas étnico e culturalmente com o povo brasileiro, e até com a vocação nata com o setor produtivo primário de Rondônia/Brasil – eles produzem cacau, caju, café, arroz, etc -, além de participarem da Rondônia Rural Show, com o objetivo de estabelecer e ampliar relações comerciais, estão em Rondônia para promover também a grande feira internacional de seu País, marcada para abril de 2017, em Abijan, a capital econômica da Costa do Marfim.

Entre outros projetos, a ministra elogiou o programa da Agricultura Familiar, cujo modelo já está sendo implantado no Zimbabwe com sucesso, e que precisa ser ampliado pela importância do seu alcance. “Nosso desafio está em modernizar nossa agricultura, com a mecanização de todas as suas fases”, disse Netai Loice, acrescentando que para isso é preciso estabelecer parcerias que proporcionem a aquisição de tratores, insumos, transferência de tecnologia e até de manejo.Da mesma forma, a ministra Netai Loice, do Zimbabwe, pretende ampliar as relações comerciais e as parcerias que proporcionaram a implantação do programa brasileiro ”Mais Alimentos” em seu País. Segundo ela, é preciso fortalecer essa relação para que surjam novas oportunidades para ambas as partes. O Zimbabwe deseja levar de Rondônia tecnologias produtivas para todos os setores da agropecuária, indo de um sistema moderno de preparo de solo, com máquinas e equipamentos de ponta, até a industrialização de toda cadeia produtiva do leite.

O embaixador da Polônia, Andrzes Braiter, e sua esposa Katarzina Braiter, aproveitaram a passagem por Porto Velho rumo a Ji-Paraná, para fazer uma visita ao procurador federal Reginaldo Trindade, com quem falaram sobre questões indígenas.

Também integram a comitiva de autoridades estrangeiras de passagem para a 5ª Rondônia Rural Show, o embaixador do Haiti, Madsem Chérubin, que ao lado da esposa Daphcar Chérubin, além de visitar a feira e conhecer a potencialidade e diversidade produtiva de Rondônia, deverá se reunir com autoridades locais e com a comunidade haitiana residente no Estado, na expectativa colaborar com o processo migratório.

FONTE - Secom

Compartilhe